FNA – Ultramaratona
Olá Pessoal!
Estamos iniciando com esta matéria uma coluna sobre Ultramaratona no nosso site, para aproximar você um pouco mais deste mundo tão mágico e desconhecido à todos do pedestrianismo.
Vamos começar hoje trazendo algumas informações básicas sobre oque são as ultramaratonas:
As Ultramaratona são provas de corrida que, como o nome já diz, ultrapassam a distância das Maratonas oficiais (42,195 km), conhecidas internacionalmente como a prova de maior resistência do Atletismo.
Elas são provas de circuito (looping), que podem ser por distância, ou tempo.
A Word Atletics (WA) atualmente reconhece os 100 km como a competição oficial das Ultramaratonas no mundo, e irá reconhecer os 50 km em 2022.
A Associação Internacional de Ultramaratona (IAU) já realiza a décadas os campeonatos Mundiais de 50 km, 100 km e 24 horas de corrida; e busca o reconhecimento da WA para a prova e 24 horas também.
Além destas existem outros tipos de provas como: 6hs, 12 hs, 48 horas, etc.. , apesar de ainda não existirem mundiais nestas categorias.
Esse é o Panorama Internacional das Ultramaratonas, que vem crescendo muito em número de Atletas e Organizadores pelo mundo, e almeja um dia ser incluída como uma prova Olímpica.
E ser reconhecida também como as provas de maiores resistência do Atletismo, como ela deve se por direito.
No Panorama Nacional a Ultramaratona também vem tendo um significativo crescimento, principalmente no reconhecimento dos Órgãos Normativos.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) incluiu a Ultramaratona na Norma 07 de Corrida de Rua, oque foi um grande passo para toda estruturação da Categoria, além de apoiar as Participações da Delegações Brasileiras nos Campeonatos Mundiais da IAU, e terem trazido o Campeonato Continental de 100 km em 2019 para cá.
Esse foi um passo muito importante para impulsionar a categoria no Brasil, sendo o primeiro campeonato da IAU na América do Sul; e ano que vem teremos o Campeonato Continental de 24 horas em Setembro.
Com a normatização da Ultramaratona as Federações de Atletismo Regionais puderam emitir os Permits para que os Organizadores de Corrida pudessem se adequar as normas, e formarem um Circuito Brasileiro de Ultramaratona.
Esse Circuito é quem gera os resultados homologados que formam o Ranking Nacional (e Regionais), que são fundamentais para direcionar as convocações das Delegações que defendem o Brasil nas provas Internacionais.
Aqui na Região Nordeste o Rio Grande do Norte foi o pioneiro em trazer uma prova para o Circuito Brasileiro de Ultramaratona.
O Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte (CARN), com o apoio da Federação de Atletismo do Rio Grande do Norte (FNA), realizaram uma prova de 24 horas na pista de atletismo Magnólia Figueiredo, em Natal, nos dias 05 e 06 de Junho de 2021.
Esta prova teve um alto índice técnico na organização, sendo a prova com o maior número de arbitragem do circuito.
E também teve um alto índice nos resultados dos atletas, com quatro marcas dentro dos índices para a seleção brasileira, foram elas:
No Feminino:
1° Lugar: Viviane Regina Motta – 203,774 km
2° Lugar: Alanna Kecya Moreira Gomes – 189,678 km
No Masculino:
1° Lugar: Felipe Costa da Silva – 232,079 km.
2° Lugar: Jailson Vieira da Silva – 223,641 km.
Em 2022 já termos ao menos sete provas programadas para acontecer no Circuito Brasileiro, e novamente teremos as 24 Horas de Natal, nos dias 21 e 22 de Maio. Passem por lá para prestigiar o evento!
Nas próximas edições vamos falar mais sobre a prova de Natal, sobre os Atletas e Técnicos da Região, e aprofundar mais também nas normas, como a Carta de Critérios de Convocação e os Permits, e as novidades no panorama nacional e internacional das Ultramaratonas. Não percam!
Um Ultra abraço, e bons treinos!!!