Durante os dias 10 a 18 deste mês aconteceu em Brasília-DF os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O JUBs é maior competição Universitária do país, onde reúne os melhores atletas de todos os Estados da Federação. O Atletismo teve suas provas disputadas entre os dias 13 e 16, e a UFRN foi a universidade do RN que mais levou atleta para a competição. E foi da UFRN que vieram as duas medalhas da equipe no Atletismo Olímpico. Elmir Henrique Silva Andrade na prova dos 110m c/ barreiras e Isis Raquel Nascimento de Oliveira na prova do salto com vara conquistaram a medalha de bronze nestas provas. Ambos treinam em Natal, atualmente no CAIC devido ao fechamento da pista de Atletismo da UFRN, porém são moradores de Parnamirim.
Aos 26 anos, Elmir Henrique começou a treinar Atletismo ao ingressar na faculdade, no final do seu primeiro ano de ingresso, em 2014. Formado em Ed. Física, está na sua segunda graduação cursando Engenharia Biomédica. É a sua 5ª participação nos JUBs, e já treinou para provas distintas como 100m rasos, Salto em Altura e Salto em Distância. Porém somente nos últimos dois anos que tem se aprimorado na prova dos 110m com barreiras e foi nesta prova que ele conseguiu ser agraciado com uma medalha num torneio importante como este. Morador do bairro Rosa dos Ventos em Parnamirim, se desloca para Natal todos os dias para treinar e diz que vale a pena o esforço, pois o Esporte, e em especial o Atletismo, não se resume apenas na medalha recém obtida, há o sentimento de superar seus próprios limites, alcançar metas antes inalcançáveis, se sentir mais confiante e seguro para outras ações na vida. Ele também cita que não exercita apenas a parte física, que seguramente é bem exigida nesta modalidade, mas para alcançar uma performance que antes ele mesmo não acreditava, foi necessário exercitar a paciência, a resiliência e aprimorar a determinação para chegar ao pódio. Ele garante que não só consegue aliar estudo, trabalho e treinos, como o Esporte auxilia muito nos estudos e incentiva todos a buscarem alguma modalidade esportiva para praticarem dentro da universidade, pois isso só tem a acrescentar na vida acadêmica do aluno.
Já Isis Raquel, 23 anos, começou a treinar em 2017 para a prova do Salto com Vara. Está no final do curso de Gestão Hospitalar da UFRN e foi sua 3ª participação na competição, tendo conquistado sua primeira medalha nela. Assim como Elmir, ela também se desloca diariamente de Parnamirim para Natal em busca de aprimorar seu rendimento na modalidade. Um dado curioso é que ela um pouco entes da Pandemia da Covid-19 começou a mudar de prova, treinando menos salto com vara e um pouco mais para outras provas. Na Pandemia teve de interromper total os treinos de salto com vara por conta da falta de espaço e material para treino. Mesmo se dedicando a outras provas, ela teve uma oportunidade única de estar no pódio nesta edição, saltando com uma vara emprestada de sua concorrente ela fez a marca mínima e assegurou sua medalha na competição. Ela também afirma que o Esporte acrescentou muito em sua vida, dando amigos de outros Estados, conhecendo lugares novos, ajudando no controle de suas emoções e mostrando que ela poderia ser muito mais do que imaginaria, fortalecendo assim sua autoestima e confiança.