A Federação Norteriograndense de Atletismo, até que haja a imunização da população a partir da vacinação em massa, resolver recomendar à população em geral, em especial a atletas e treinadores da modalidade, seguir todas as medidas que comprovadamente contribuem para minimizar os riscos de contágio pela Covid-19: distanciamento e isolamento social orientado pelas autoridades competentes, uso de máscaras, higienização permanente por uso de álcool 70 % ou detergente ou sabão, sempre buscando manter o corpo saudável por meio de alimentação adequada e exercícios físicos regulares, sempre sob orientação profissional.
É trágico o estado de calamidade pública que atravessa o país em virtude da pandemia do coronavírus, doença altamente contagiosa e que vem matando mais de 2.000 mil e contaminando mais de 90 mil pessoas por dia. Catástrofe que não chegou ao seu ápice e ainda está distante da solução definitiva, e mesmo assim já está colapsando o sistema de saúde devido a falta de leitos de UTI, insumos, oxigênio e profissionais da saúde, problemas inclusive não solucionáveis mesmo com muito dinheiro.
Entendemos que no momento a prioridade nacional deve ser a defesa da saúde, e que por mais paradoxo possa ser, ela é necessária também para a proteção estrutural, de médio e longo prazo, da economia nacional. Um país doente não prospera, não gera emprego e faz surgir gastos extraordinários com cifras bilionárias, como estamos testemunhando, colapsando por conseguinte as finanças públicas. A hora é de responsabilidade social, compaixão e incorporação de um verdadeiro espírito de patriotismo, sacrifício e dedicação para vencer essa guerra que já privou a vida de quase 300 mil pessoas e milhares de famílias.