Eventos de atletismo ao longo de 2020 vem sendo realizados de um modo diferente diante da pandemia da COVID-19. Competições virtuais e à distância surgem para que atletas mantenham-se ativos e com segurança. Dentro dessa proposta, a Associação Internacional de Ultramaratonas (IAU) organiza mundialmente, no Brasil, em conjunto com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), um evento de caráter solidário: a IAU 6h Global Solidarity Run. Atletas federados do Brasil poderão participar da prova de 6 horas entre os dias 29 e 30 de agosto (inscrições de atletas do RN e regulamento poderão ser feitas pelo link http://fnatletismo.com.br/corrida-virtual-solidaria-ultramaratona-6h/.)
Dentro desse, haverá disputa entre seleções nacionais e 18 atletas do Brasil estarão nela. E desse grupo teremos a satisfação de contar com a presença de Jennys Lourdes Meneses Barillas, atleta orientada pelo professor Marcos Gomes e filiada ao Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte (CARN).
Natural da cidade de Caracas, na Venezuela, Jennys Barillas mora em Natal desde 2002. Começou a participar de corridas de fundo desde 2012, provas bem diferentes da sua adolescência, quando treinava e competia em provas de 400 e 800 metros. Hoje treina especialmente para provas de ultramaratonas. Fez sua primeira prova – de 50km – em 2017; no ano seguinte, participou de sua primeira ultra de 24 horas e em 2019 foi campeã pela primeira vez. Já este ano, a atleta foi convocada para as disputas pela seleção brasileira do Campeonato Continental de 24h da IAU que seria realizado na Argentina (torneio adiado devido à pandemia do novo coronavírus) e também do campeonato mundial de 24 horas, previsto para maio de 2021 na Romênia.
Jennys deverá realizar sua prova na IAU 6h Global Solidarity Run representando o Brasil no dia 30 de agosto, a partir das 5 horas, no estacionamento do condomínio Alphaville, Rota do Sol, em Parnamirim-RN.